segunda-feira, 28 de março de 2011

Estrutura e Alvenaria

Aqui é quando a obra FINALMENTE parece estar andando -- até agora, você gastou OS TUBOS de dinheiro e ainda não teve a sensação de estar fazendo algo de útil. É a etapa de subir as paredes, de botar tijolo sobre tijolo. Os cômodos surgem, já dá para ter uma certa noção de espaço (mas sempre parece menor do que é na verdade, não se iluda!), e é uma fase rápida. Atenção em duas palavras mágicas: esquadro e prumo. Os pedreiros e o mestre de obra devem estar muito atentos a isso. O esquadro é a angulação entre uma parede e outra, como se a obra estivesse sendo vista do alto. Normalmente é de 90 graus, pode ser intencionalmente diferente disso, mas a mínima diferença em relação ao previsto significa que você vai ter que fazer um cômodo "torto", com aquele piso que numa ponta tem 10 azulejos e na outra ponta tem 10 e meio. Já o prumo é o alinhamento vertical da parede: a não ser que o seu arquiteto e você gostem de coisas exóticas, parede boa é parede retinha, e não uma que parece que vai cair. Quando começaram a colocar os primeiros tijolos deu vontade de fazer festa, era um alívio.
Comprar cimento, areia lavada, areia rosa, brita, arame recozido, pregos e tábuas para as formas das colunas. Também é preciso comprar ferros para as colunas, para as cintas (que são as vigas do alto das paredes, onde o telhado se sustenta) e para as vergas e contravergas, nomes quase indecentes para pequenas vigas ou barras que ficam no alto e embaixo de cada janela ou porta. Elas nem sempre são definidas no projeto estrutural da casa e isso faz com que normalmente falte ferro no fim da obra. Mas, sem elas, surgem aquelas rachaduras diagonais que saem dos cantos das esquadrias e se espalham pela parede -- um detalhe de acabamento que ninguém gosta.
Conferir ou definir, antes de começar, a altura de cada cômodo. Isso é o chamado "pé-direito" da obra, sabe Deus por quê. Nem sempre o projeto é detalhado em relação a isso, e é preciso considerar coisas como desníveis existentes na casa (um cômodo pode ficar com altura boa mas outro ficar baixo demais) e a existência de tubulação de esgoto no andar superior (que vai exigir o uso de forro no teto). A medida normal fica entre 2,60m e 2m90.
Conferir o local exato e o tamanho das esquadrias, inclusive o posicionamento e tamanho das vergas e contravergas.
Para decidir qual tijolo ia colocar optei no 10x20x30 pois ele rende mais, ou seja, a obra anda.
Veja abaixo algumas fotos do tijolamento do primeiro pavimento.


 
Olha a massa. Massa mole


Vamos gente, quero vê essas paredes subirem.


Olha a garagem ai. Só vai faltar carro para colocar ai


As caixas de esgoto, pluvial e gordura


Olha a cinta, daqui a pouco vem a laje


Ohhh, primeiro pavimento cintado

Nenhum comentário:

Postar um comentário