segunda-feira, 18 de abril de 2011

Bancadas de Cozinha

Hoje eu e minha esposa saimos para olhar pedras decorativas.
Fomos em varias marmorarias e sempre pinta muitas duvidas: qual tipo de pedra a usar, acabamento, bojo, essas coisas. Então pedi para eles fazerem orçamento, pra depois decidir o que fazer.
Chegando em casa achei um artigo que explica alguns detalher para escolher a pia certa. Veja algumas coisas.

Qual a altura ideal para uma bancada de cozinha?

  • Bancada da pia: sua altura deve ficar entre 86 e 93cm, dependendo da altura de quem utiliza este espaço.
  • Bancada de lanches: deve ter até 110cm de altura.


  • Área molhada: espaço próximo da pia delimitado pela guarnição;

  • Guarnição: é um arremate criado nas bordas das pias nas áreas molhadas, impedindo o escoamento da água. Geralmente possui 2cm;



  • Materiais para a bancada

    De acordo com a necessidade estética e funcional, você poderá escolher diferentes materiais para a bancada:
    • Pedras naturais, como granito e mármore;
    • Pedras Sintéticas: superfície de quartzo;
    • Superfície sólida de acrílico: fabricado, por exemplo, pelas marcas Corean, Auriom, Wilsonart;
    • Madeira;
    • Aço Inoxidável;
    • Laminados;
    • Cerâmica: conheça algumas imagens de bancadas de porcelanato.
    • Superfície cristalizada de vidro: marca Marmoglass.

    Escolhendo o material da bancada

    Quando for escolher o material da bancada deve-se pensar quais serão os usos e necessidades exigidos desta. Como você utiliza sua cozinha? Qual a sensação quer que ela transmita?
    Segue abaixo uma breve descrição sobre os materiais, para que possa conhecê-los melhor e optar pelo que responde às suas necessidades técnicas, funcionais e estéticas:
     

    Granito
    O granito é uma pedra natural e possui diversas cores (mas não possui uma tonalidade homogênea, já que apresenta pontos pretos em sua composição). Exige cuidados, pois pode manchar com ácidos, água sanitária, produtos oleosos e corrosivos. É necessário usar produtos impermeabilizantes para evitar manchas. É uma ótima opção considerando qualidade e custo. Ácido muriático pode tornar o granito mais poroso e até mesmo reagir e criar ferrugem. Em linhas gerais é ótimo por sua resistência. Saiba mais sobre este material: Granito.

    Mármore

    Não é indicado por manchar facilmente (como com vinho e limão) devido à sua alta porosidade e também por possuir alto custo. Saiba mais sobre este material: Mármore.
    Ver o artigo na íntegra no site: http://www.cliquearquitetura.com.br/portal/dicas/view/bancadas-de-cozinha/96#Scene_1

    domingo, 17 de abril de 2011

    Ta chegando a hora do gesso

    Eu minha esposa estamos ansiosos para começar a colocar gesso em nossa casa, sempre foi um sonho dela ter uma casa decorada em gesso.
    As duvidas são muitas: sanca aberta ou fechada, simalha ou filete, junta de expansão ou não.
    Depois de muitas pesquisas e conversas com profissionais da área, conseguimos fechar algumas partes da casa, ficou faltando mesmo foi o quarto da exigente Gabriela, que não da palpite, mas exige tudo, rsrrs, mas vamos chegar a um consenso.
    Veja abaixo as fotos dos ambientes ja escolhidos:
    Esse é o detalhe do banheiro: será todo rebaixado com esse detalhe acima da pia.

     
    Esse é detalhe da sala de jantar, acho que vai ficar bonita.

    Sala de TV

    O teto da sala de visita

    O ninho, rsrsr

    sábado, 16 de abril de 2011

    ALGUNS VIDEOS DE GESSO


    Gesso, o material versátil se tornou onipresente no lar

    Rapidez, beleza e praticidade: essas são algumas das qualidades oferecidas pelo gesso em projetos de interiores. Versátil, o material é comercializado em duas versões – em placas ou acartonado (com estrutura metálica interna) – e pode ser usado em praticamente qualquer parte da casa, do teto ao banheiro e serve para moldar sancas, delimitar ambientes ou esconder fiações. “Em um local que já tenha o piso, é possível criar um ambiente inteiro de gesso”, garante a arquiteta e urbanista Adriana Pestana.
    Como as placas são lisas, o acabamento é idêntico ou até mesmo superior ao feito de alvenaria. O material tem ainda algumas vantagens extras. Na forma acartonada, por exemplo, ele pode ter revestimento de lã de vidro e funcionar como ótimo isolante acústico e térmico. “Nesse caso, há um vão entre a placa e a lã, que impede a passagem de som de um ambiente para o outro”, explica Adriana.
    Além das paredes e das sancas, o material é comumente usado para moldar tetos de banheiros. A manutenção simples permite que eventuais vazamentos e problemas de tubulação sejam resolvidos sem reformas traumáticas. O gesseiro Gilvan Lourenço da Silva explica que essa parte da casa exige um material especial, com aditivos hidrofugantes, à prova de umidade. Depois de instalado, o gesso leva ainda uma mão de tinta impermeabilizante, que garante a durabilidade da obra. 
    O gesso desempenha ainda um importante papel no acabamento de projetos, já que é perfeito para disfarçar vigas e fios de iluminação. “Com o forro de gesso, podemos direcionar a luz para onde quisermos, pois ele propicia a passagem de tubos”, explica a designer de interiores Ana Claudia Cavalcanti.
    Apesar de todos esses aspectos positivos, o gesso também exige alguns cuidados. Ana Claudia alerta que o material não é muito resistente às intempéries dos ambientes externos. Além disso, antes da pintura, é essencial esperar a secagem completa do gesso – que deve ser feita com tinta especial, para que não ocorram manchas amareladas nas placas. Para lugares com o pé direito baixo, de até 2,5m, a arquiteta e urbanista Gabriela Rocha Müller recomenda prudência no uso do material. “É preciso preservar o pé direito do ambiente, senão fica inviável”, alerta.

    FORRO NO TETO

    Na hora de construir ou reformar, muitas pessoas optam por revestir o teto com forros de madeira, gesso ou PVC. Esses tipos de acabamentos personalizam o ambiente, deixando-o intimista e charmoso. Os forros podem ser utilizados para rebaixar o teto, proporcionando sensação de aconchego. São duráveis e aceitam pintura, exceto o de PVC. O gesso oferece versatilidade ao projeto, proporciona isolamento termoacústico e sua instalação é rápida, assim como a do forro de madeira. O PVC, por sua vez, é imune à ação de pragas, dispensa manutenção ou pintura, pode ser lavado e é facilmente instalado. Para fazer a escolha ideal, considere sempre a proposta do ambiente, o projeto arquitetônico e o estilo que irá utilizar. Forros de madeira envernizada caem super bem em ambientes externos e com propostas naturais. Já o gesso pode traduzir muito bem um projeto clássico ou contemporâneo, e o PVC, um ambiente moderno e prático.

    domingo, 10 de abril de 2011

    REBOCO

    O reboco propriamente dito é uma mistura de cimento e areia (dos tipos rosa e lavada) que é mais fina e frágil que o concreto, que leva brita. Primeiro essa massa é salpicada na parede, formando o chapisco. Depois, grandes colheradas dessa massa são arremessadas com força na parede (uhuu!) para formar o emboço. E aí sim o pedreiro, com uma imensa barra retangular de alumínio (a régua), alisa esses bolões de massa para deixá-los completamente nivelados e lisos, formando o reboco.
    A fase de instalação deve ser muito bem planejada e conferida depois de pronta porque quebrar reboco para mudar alguma coisa dá pena, e pode até dar muito trabalho se ninguém mais lembrar onde exatamente estava passando aquele maldito cano. Aqui é meio caminho andado para o acabamento, e já se deve começar a pensar nos revestimentos de parede que serão utilizados. É preciso caprichar na massa: um reboco que leve muita areia, para economizar cimento, fica frágil e farelento demais, o que, na prática, significará muita dor de cabeça na hora em que você quiser bater um prego na parede para colocar um quadro, por exemplo.




    Instalações

    Depois de gastar uma boa grana com ferro e cimento para a fundação, essa é a próxima etapa que come dinheiro. As paredes são "rasgadas" para a instalação dos canos, dos registros, das caixinhas de tomadas. O material não é tão caro assim, vá lá, mas também não é baratinho como tijolo, e quem quer fazer uma casa que preste não pode abrir mão de usar materiais da mais alta qualidade possível -- não tem coisa pior do que ter que quebrar parede para trocar um registro, consertar cano que rachou, essas coisas. Se é que vale a opinião, lá vai: tubulação pra mim é Tigre ou Amanco/Fortilit, registro é Deca ou Tigre!
    Essa fase é uma das mais chatinhas. O mestre de obra NUNCA vai te dizer exata e precisamente o que você precisa comprar. Depois que você chegar da loja com o material, ele vai olhar pra você e perguntar "você comprou a luva de 100?", e você vai querer esbofetear o miserável porque ele nunca tinha falado de luva nenhuma. Por mais que o engenheiro RT ou você mesmo se esmere em calcular quanto vai precisar de cada coisa -- luvas, joelhos de 90 graus, joelhos de 45 graus, registros, etc -- sempre vai faltar alguma coisa na hora em que os caras vão montar os tubos. Fora que, não raramente, eles erram, e aí é difícil aproveitar alguma coisa de um trecho de tubulação que precisou ser cortado fora.
    A solução? Faça logo um acerto prévio com o dono da loja de materiais de construção mais próxima da obra, ou com o fornecedor preferido do mestre de obra, para que, quando faltar alguma coisa em cima da hora, eles possam ir lá e pegar, para que você pague depois. Ou deixe que o mestre de obra pague e você se acerta com ele depois. É, tem que confiar, fazer o quê? O pessoal das lojas é compreensivo quanto a isso e não cria problemas. Eu apelei para algo mais preventivo: copiei para folhas de papel, em escala, as plantas baixas da cozinha e dos banheiros, e desenhei cada uma das paredes -- é como se você tivesse desmontado uma caixa de papelão e estivesse olhando para ela do alto. Daí desenhei cada uma das saídas de água ou esgoto nas paredes, desenhei a tubulação, e tirei as medidas dentro da escala. Acho que é o mais próximo que se pode chegar do quantitativo de material final... Mesmo assim, não se esqueça de comprar canos e conexões com uma certa "margem" de sobra.
    • Comprar material bruto de água quente e fria (canos, cola PVC, joelhos, tês, válvulas de descarga, registros, plugs, material para a caixa d´água). Registros que controlam a água em todo um ambiente são de gaveta; as torneiras de chuveiro são registros de pressão. Por razões de tradição, os registros usam roscas com medidas em polegadas, enquanto os tubos de PVC (soldáveis com cola PVC, daí o nome "cola" para as conexões) já são vendidos com medidas em milímetros, e para ligar um com o outro é preciso usar adaptadores de rosca para cola. O registro de pressão precisa de um adaptador e uma luva LR (aquelas de plástico azul, que têm uma rosca de metal por dentro em uma das pontas); e o registro de gaveta leva dois adaptadores.
    • Não se esqueça de incluir nos cálculos dos tubos de esgoto (normalmente, os de 40mm) as colunas de ventilação, que devem partir da tubulação do chão até algum ponto de saída de ar sobre o teto da casa. Sem essas colunas, são grandes as chances de você ter um banheiro com aquele agradável aroma de... merda. Se o ar do sistema não tiver por onde sair, ele vai retornar pelos ralos, por exemplo.
    • Se isso já não foi feito, comprar as caixinhas de interruptores, caixinhas octogonais para iluminação de parede (altura simples), mais conduítes se necessário, quadro de distribuição de energia (normalmente de embutir, observar as entradas para conduítes) e quadro de telefone.
    • Definir e discutir amplamente com o mestre de obra e o instalador onde ficarão as tomadas, os interruptores e suas respectivas luminárias, saídas de antena de TV e telefone, pontos de interfone e alarme, etc. Não precisa ser tudo igualzinho ao projeto, mas é preciso deixar bem claras as alterações.
    • Definir os locais exatos das saídas de água, especialmente a altura delas, de acordo com o tipo de pia que será utilizado. Existem as torneiras de parede, que devem ser colocadas mais altas do que a pia, e as torneiras de mesa, que são instaladas na própria pia, ligadas à saída de água por uma mangueira apropriada, e por isso exigem que a saída de água fique mais baixa do que a pia. Nos banheiros, a válvula de descarga de embutir deve ficar a aproximadamente 100cm do piso.
    • Definir localização das saídas de esgoto nas paredes. A altura dos sifões depende da altura das pias: em pias de bancada com cuba embutida, a saída para o sifão fica a cerca de 60cm, e a distância entre o sifão e a bancada varia em torno de 20cm.



    • Conferir na planta a altura e o alinhamento vertical das saídas e torneiras de chuveiro (com posicionamento da caixinha de tomada). As torneiras do chuveiro devem ter uma altura em torno de 110cm. A saída do chuveiro fica entre 200cm e 210cm acima do piso.
    • FOTOS.

    sexta-feira, 1 de abril de 2011

    Segunda Laje

    E começa a preparação da Segunda laje.
    Como foi descrito a primeira laje foi de lajota, mas a segunda optei por isopor, pois como pesquisei, ele traz alguns beneficios e vantagens:
    São elas: leveza; rapidez na montagem; facilidade de instalação de canos e conduítes; preço. E segundo os entendidos, isolamento acustico e o que mais me atraiu: isolamento terico, afinal tenho que pensar no meu zero hora, na hora de dormir ao dia
    Mas tambem tem algumas desvantagens: não é possível fazer furos na parte inferior; é preciso passar uma cola especial na face aparente do isopor para que o acabamento (chapisco ou gesso) possa aderir ao material.
    Como montar uma laje :

    Como montar uma laje




    Fotos


    Inicio do Segundo Pavimento

    Agora começou a levantar as paredes e a fazer as colunas do segundo piso. Diferente da parte de baixo que tem poucas paredes, a parte de cima está tomando mais tempo com as paredes.
    Sempre tem as compras, arame recozido nº 18 para amarar ferro, barras de aço de 3/8 e 5/16, barra de aço 4.2, e muitos pregos, como gasta prego uma obra.
    Debaixo de alguma chuva as paredes foram subindo,e a casa começou a aparecer.
    Tijolo a tijolo, os quartos foram se formando.

    Eita chão molhado, mas a casa vai subindo...


    Lona preta para proteger da chuva...


    Ai meu quarto...


    Trabalha homem....


    Você tambem, nao enrola....


    Visita na obra...


    Ja tá parecendo uma casa...


    Olha a vista da Usiminas, kkkk