segunda-feira, 28 de março de 2011

Primeira Laje

Quando terminou o tijolamento do primeiro pavimento fiquei com duvida em qual laje escolher.
Veja abaixo alguma coisa sobre os tipos de laje conhecidos na nossa região:
Laje pre-moldada:
As lajes pré-moldadas são constituídas por vigas ou vigotas de concreto e blocos conhecidos como lajotas ou tavelas.
As lajotas e as vigotas montadas de modo intercalado formam a laje.
O conjunto é unido com uma camada de concreto, chamada de capa, lançada sobre as peças.
As lajes pré-moldadas comuns vencem vãos até 5m entre os apoios.
Em geral, os seus comprimentos variam de 10cm em 10cm.
Outro tipo de vigota, conhecido como vigota treliçada, utilizam vergalhões soldados entre si formando uma treliça. Essa laje pode vencer vãos de até 12m entre apoios.
A execução das lajes pré-moldadas é muito rápida e fácil, mas o fabricante deve fornecer o projeto completo da laje, incluindo as instruções de montagem, a espessura da capa de concreto e os demais cuidados que devem ser seguidos à risca.
http://www.fazfacil.com.br/images/ref_laje.gif


Laje de Isopor:
O isopor tem características muito favoráveis para utilização como elemento enchimento de lajes, é leve e resistente.
O isopor não serve de alimento a qualquer ser vivo inclusive microorganismos e, portanto, não favorece a presença de cupim, nem apodrece.
Usado em lajes pré-moldadas nervuradas em uma só direção ou em grelha, permite grande economia de cimbramento, mão-de-obra e tempo.
http://www.casadesantoexpedito.com.br/catalogo/produtos/278-1.jpg


Acabei optando no primeiro pavimento pela laje comum, de lajota mesmo, pois como meu projeto ja previa esse peso sobre a estrutura, pensei no mais barato.
Encomendar a laje ainda durante a fase de alvenaria, pois ela demora alguns dias para ficar toda pronta. Se você pensa em usar beirais, que ficam por baixo do madeiramento do telhado nas partes em que eles se estendem além das paredes, avise a empresa, porque poderá ser necessário aumentar o cálculo da área da laje. De material elétrico, comprar as caixinhas octogonais de altura dupla que são usadas para fixar luminárias de teto, e mais conduítes se necessário. Quem quiser pular etapas, pode aproveitar o embalo para comprar também as caixinhas de parede que serão usadas para tomadas e interruptores (simples ou duplas) e para luminárias de parede (octogonais de altura simples, pequenas ou grandes).Comprar escoras de madeira, tambem chamadas indecentemente de paus roliços. São usadas para apoiar a laje depois que ela é montada e concretada, e devem ficar montadas por pelo menos 30 dias para garantir a secagem da laje.
Vejam fotos da laje já montada e escoramentos.








Estrutura e Alvenaria

Aqui é quando a obra FINALMENTE parece estar andando -- até agora, você gastou OS TUBOS de dinheiro e ainda não teve a sensação de estar fazendo algo de útil. É a etapa de subir as paredes, de botar tijolo sobre tijolo. Os cômodos surgem, já dá para ter uma certa noção de espaço (mas sempre parece menor do que é na verdade, não se iluda!), e é uma fase rápida. Atenção em duas palavras mágicas: esquadro e prumo. Os pedreiros e o mestre de obra devem estar muito atentos a isso. O esquadro é a angulação entre uma parede e outra, como se a obra estivesse sendo vista do alto. Normalmente é de 90 graus, pode ser intencionalmente diferente disso, mas a mínima diferença em relação ao previsto significa que você vai ter que fazer um cômodo "torto", com aquele piso que numa ponta tem 10 azulejos e na outra ponta tem 10 e meio. Já o prumo é o alinhamento vertical da parede: a não ser que o seu arquiteto e você gostem de coisas exóticas, parede boa é parede retinha, e não uma que parece que vai cair. Quando começaram a colocar os primeiros tijolos deu vontade de fazer festa, era um alívio.
Comprar cimento, areia lavada, areia rosa, brita, arame recozido, pregos e tábuas para as formas das colunas. Também é preciso comprar ferros para as colunas, para as cintas (que são as vigas do alto das paredes, onde o telhado se sustenta) e para as vergas e contravergas, nomes quase indecentes para pequenas vigas ou barras que ficam no alto e embaixo de cada janela ou porta. Elas nem sempre são definidas no projeto estrutural da casa e isso faz com que normalmente falte ferro no fim da obra. Mas, sem elas, surgem aquelas rachaduras diagonais que saem dos cantos das esquadrias e se espalham pela parede -- um detalhe de acabamento que ninguém gosta.
Conferir ou definir, antes de começar, a altura de cada cômodo. Isso é o chamado "pé-direito" da obra, sabe Deus por quê. Nem sempre o projeto é detalhado em relação a isso, e é preciso considerar coisas como desníveis existentes na casa (um cômodo pode ficar com altura boa mas outro ficar baixo demais) e a existência de tubulação de esgoto no andar superior (que vai exigir o uso de forro no teto). A medida normal fica entre 2,60m e 2m90.
Conferir o local exato e o tamanho das esquadrias, inclusive o posicionamento e tamanho das vergas e contravergas.
Para decidir qual tijolo ia colocar optei no 10x20x30 pois ele rende mais, ou seja, a obra anda.
Veja abaixo algumas fotos do tijolamento do primeiro pavimento.


 
Olha a massa. Massa mole


Vamos gente, quero vê essas paredes subirem.


Olha a garagem ai. Só vai faltar carro para colocar ai


As caixas de esgoto, pluvial e gordura


Olha a cinta, daqui a pouco vem a laje


Ohhh, primeiro pavimento cintado

Gabarito, Baldrame, Fundação e Alicerce

Nesse começo fiquei interessado por tudo quando é coisa que era feito em obras, e como eu nao era nenhum expert, comecei a pesquisar em tudo quanto é site que falava no assunto. Foi ai que encontrei duas apostilas que me deram ja um conhecimento basico sobre a coisa.
Acesse esses dois links e vejam ou baixe as apostilas:
http://permacoletivo.files.wordpress.com/2008/05/m_obra.pdf
http://www.conder.ba.gov.br/cartilha_pedereiro.pdf
Baldrame, alicerce, chame como quiser -- trata-se do "pé" da casa. Lembrando que "vigas" são iguais às colunas, só que ficam na horizontal, o baldrame é o conjunto de vigas interligadas que se sustenta sobre a fundação. A maior atenção que se deve ter nessa fase e na próxima (a construção do contrapiso) é com a impermeabilização, para evitar que as futuras paredes tenham aquele nada simpático tom verdinho que tanto desagrada os alérgicos.
Apos a terraplanagem do lote partimos para fazer a fundação da casa. Ja era um bom começo, pois como todos dizem, tudo começa pela base. Mas não imaginava as dificuldades que iam aparecer nesse momento.
Então, depois da terraplanagem, o pedreiro fez o gabarito da obra (onde ficará cada cômodo da casa no terreno) e a partir daí começou a furar buraco (fundação) que no nosso caso o engenheiro nos pediu que fosse feito sapatas de 1,2x1,2m no meio casa e tinha de ate 1,6x0.80m nas laterais da casa, e todas com 1,0m de profundidade.
Como não tínhamos equipamentos que fizesse a fundação pra gente os dois pedreiro, mas os ajudantes e eu começamos furação, teve dias que chovia a noite e no outro dia tinhamos que tirar a água para preosseguir a furação. Eram tantos buracos que minha mão começou a reclamar, pois ja tinha uma semana e tinhamos furado apenas dois buracos (a terra era muitoooooooo dura), entao contratei uma retroscavadeira que com 1 hora ela fez todos os buracos (12). Eu so pensava no concreto e armação que iria dentro dos buracos. Ah, pra não gastarmos tanto concreto usamos pedra marruada (alguns usam pedra cavacão), que seria uma sobra da pedra macaquinho (me corrijam se estiver errado).
Pelo menos um buraco eu furei. Mas deixou marcas nas mãos
Gente com máquina é bem mais facil
Gabarito


É para casa e não predio pessoal
Olhas os tocos de coluna ai


Sapata corrida


Haja concreto.







domingo, 27 de março de 2011

Terraplanagem e Barracão

Apos a liberação da CEF para inicio das obras, colocamos a mão na massa.
a primeira coisa a fazer era a terraplanagem, ja que o lote era bem desnivelado em relação a rua.
Foram exatamentes 40 caminhoes de terra retirados em 5 horas de serviço.





Apos a terraplanagem fizemos o barracão para guardar material e ferramentas.


Aquisição definitiva do lote

Apos os trâmites legais na prefeitura, so faltava a CEF chamar a mim e o vendedor para assinar os papeis e passar o lote para meu nome e assim começar o inicio da obra.
No dia 23/09/2010 assinamos todos os papeis, eu e minha esposa, o vendedor e a esposa dele. Nunca tinha assinado tanto papel assim para nada. Mas acho que valeu a pena. O lote agora era meu e era só iniciar a obra.

Planta da casa

No dia 31/05/2010 foi quando eu recebi as copias do projeto, sendo que tudo foi baseado no projeto arquitetonico que encontrei no site: http://www.montesuacasa.com.br/2011/sobrado_3_quartos_127.82_plantas.php que eu recomendo pra todos.
Apos eu pegar a copia na internet levei ao meu engenheiro e ele conclui a execução do projeto.
Estando o projeto arquitetônico aprovado e as taxas pagas, a secretaria de urbanismo libera o alvará de construção. Para o município de Ipatinga o alvará tem validade de um ano para que a obra seja concluída. Passando deste prazo deverá ser verificado junto a secretaria de urbanismo a possível renovação, tendo em vista possíveis modificações nas leis de aprovação de projeto.
Abaixo o projeto arquitetonico do segundo e primeiro pavimento




Compra do lote

Comecei minha procura a procura pelo lote.
De inicio sabia que o preço de lote em Ipatinga-MG estava muito caro, então tinha que escolher o bairro certo. Como eu fui criado nas emediações do centro e dos bairros Veneza, a escolha certamente tinha que ser nesses locais ou em bairros proximos.
No centro não dá para morar, lá é basicamente comércio, no Veneza impossível, os lotes são grandes e por sua vez muito caros, então fui ao Parque da Águas que é bem próximo ao Veneza e tambem proximo ao centro e ao bairro onde eu havia morado, que é o Planalto 2, onde eu tenho minha primeira casa.
Comecei entao a procura do lote no Parque das Águas. Cheguei a olhar vários, mas não dava certo, ou eram caros ou os donos desistiam de vender. Até que encontrei um lote que o dono estava disposto a esperar toda a burocracia da Caixa Economica Federal.
Vejam meu lote pelo GoogleMaps

Inicio de tudo

Tudo começou quando eu ja não estava suportando morar em APT. Sempre fui criado em casa, com muita liberdade, onde eu podia ir e voltar a qualquer hora.
No meu APT sentia essa necessidade, até por que tenho minhas filhas, hoje uma com 14 anos e a outra com 1 ano, e, tanto uma como a outra precisa de liberdade.
Outro motivo era a liberade perdida, em uma casa podemos receber as visitas de forma tranquila, no APT não tenho essa liberdade. Festas nunca mais, churrasquinho com a familia, até tentamos no começo, mas sempre tinhas as dificuldades, que com o tempo foram aumentando, até que optamos em não fazer mais.
Então percebi que era a hora e não podia deixar para depois.
Comecei a procurar a forma de sair do APT. Procurei várias opções: casas e lotes. A duvida era muito grande e o dinheiro pequeno, até q optei em comprar um lote financiado pela Caixa Economica Federal, cujo o finaciamento englobava tanto a compra do lote como a construção da casa.
Outra coisa que tinha que me preocupar tambem era com o projeto da casa. Pesquisei em alguns sites, e neles encontrei muitas opções e muitas me agradaram.
Visitem.
http://www.montesuacasa.com.br/2011/
http://www.soprojetos.com.br/